"Foco é dizer não" Steve Jobs

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Anticoncepcional x Outros Remédios

Não sei você, mas essa é uma dúvida que só não lembro de tirar quando vou ao médico.
Geralmente, as pessoas só se preocupam se aquele anticoncepcional – além da prevenção - vai fazê-las engordar, se a menstruação vai regularizar, se as espinhas vão diminuir… Mas um fato muito importante que muitas não se preocupam é saber quais tipos de remédios elas podem tomar, para não colocarem em risco os efeitos do anticoncepcional.

Saiba como funciona

Todo remédio ingerido é processado no fígado antes de ser distribuído pela corrente sanguínea. Mas algumas substâncias demandam mais do órgão, que acaba não absorvendo direito outros medicamentos menos "exigentes" - como os anticoncepcionais. Nesses casos, a pílula pode perder até 50% de sua eficácia  dependendo do remédio, da quantidade ingerida e do metabolismo de cada uma.

Ou seja, uma infecção de garganta pode causar uma gravidez! Já pensou?

Alguns medicamentos que podem interferir no efeito da pílula

  • Antibióticos
    Vários interferem (doxicilina, eritromicina, metrodidazol, penicilina G e V, ciclacilin, ampicilina, ácido clavulânuo, oxacilina, amoxacilina, tetraciclina, cloranfenicol, dapsona, entre outros), mas os "campeões" são aqueles que contêm rifampicina, indicados para tuberculose, que reduzem em 50% o efeito da pílula.
  • Barbitúricos e anticonvulsivantes
    Oxcarbazepina, topiramato, difenil-hidantoina, primidona, fenitoina… Os mais conhecidos são o fenobarbital (que compõe o Gardenal, para convulsões) e a carbamazepina (do Tegretol, para epilepsia).
  • Antifúngicos
    Até remédio para micose pode reduzir o efeito do anticoncepcional! É o caso daqueles que contêm a substância griseofulvina.
  • Antiretrovirais
    Efavirens, nelfinavir, ritonavir, nevirapina, que normalmente são utilizados em tratamentos de combate a Aids, por conter muita concentração de estrogênio, reduzem a eficácia da pílula.
  • Diurético
    Como o espironolactona também compromete a eficácia.
  • Erva-de-São-João
    É considerado um "antidepressivo natural" e por isso tomado muitas vezes sem receita médica. Cuidado!

Importante ressaltar

Bebidas Alcóolicas - Teoricamente não tiram o efeito do anticoncepcional. A não ser que logo após ingerir o medicamento a mulher faça uso abusivo da bebida alcóolica a ponto de passar mal e vomitar.

Diarréia - após a ingestão da pílula também compromete totalmente sua eficácia.

Photo Flipbook Slideshow Maker

Cigarros – Perigo à vista. A combinação aumenta o risco de doenças vasculares periféricas (varizes, erisipela, trombose, flebite) e até mesmo AVC (acidente vascular cerebral), conhecido como derrame ou trombose cerebral.
Mas não é qualquer anticoncepcional que pode representar um perigo. Os anticoncepcionais orais (pílulas) são os mais nocivos, porque contêm os dois tipos de hormônios, estrogênio e a progesterona. Os injetáveis só contêm progesterona.
A única pílula que pode ser utilizada por mulheres fumantes é aquelas que contém apenas progestogênio em sua composição (também conhecidas como minipílulas).
O ideal é que toda mulher opte por uma coisa ou outra e nunca faça uso da pílula anticoncepcional e cigarro, mesmo que a paciente fume pouco ao decorrer do dia ainda assim você esta correndo sérios riscos de saúde.

Dicas importantes:

- Caso esteja fazendo algum tratamento médico, junto ao uso do anticoncepcional utilizar outros métodos contraceptivos, como a camisinha;
- Informar ao seu ginecologista sobre qualquer medicamento que está tomando ou que por recomendação de outro medico deverá tomar.

Fontes: MdeMulher, Mulher S.F.,
Inca, Toda Perfeita,

Fique atenta!
Por mais fofinhos que sejam os bebês, é você (ou o casal) quem deve decidir quando será o seu momento mãe. ;)
Até a próxima!

Fonte:dasilv

@AnderEliziario

0 comentários:

Postar um comentário

About me

Tecnologia do Blogger.