"Foco é dizer não" Steve Jobs

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Moeda de 50 Centavos

50 Centavos de Real (1994)

Reeleição: Ainda no primeiro mandato, foi aprovada uma emenda constitucional que criou a reeleição para os cargos executivos em todos os níveis, portanto, FHC foi o primeiro presidente da República da História a se reeleger. Na época houve denúncias de que deputados teriam recebido grandes quantidades de dinheiro para poder votar a favor da emenda. O Partido dos Trabalhadores, principal partido de oposição na época, acusou o próprio presidente de ter comprado os votos dos deputados. Em 1997 foi criada a CPI do mensalão, que não comprovou a compra de votos, pois havia o lobby de muitos governadores e prefeitos a favor da emenda. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)

Anverso (acervo pessoal)

Primeira Família de Moedas do Real: A hiperinflação que assolou o país fez com que os brasileiros não utilizassem as moedas, visto que as cédulas rapidamente perdiam valor. O Plano Real trouxe as moedas de volta ao bolso das pessoas e mudou hábitos há tempos abandonados. A primeira família de moedas do Real, ainda em circulação, foi cunhada entre 1994 e 1997. Observe o exemplar abaixo:

Representação da República

Descrição: A moeda, feita de aço inoxidável, tem desenho semelhante todas as moedas da primeira família (com exceção da moeda de 25 centavos). Possui em sei reverso a inscrição indicativa de valor (50 Centavos), ladeada por ramos de louros. Abaixo, os dísticos "centavo" e o correspondente ao ano de cunhagem (1994). O Anverso mostra à direita, a efígie representativa da República, ladeada por representação estilizada de ramo de louros. Na parte inferior, a inscrição "BRASIL".

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Fonte:dinheirodemetal

@AnderEliziario

0 comentários:

Postar um comentário

About me

Tecnologia do Blogger.