"Foco é dizer não" Steve Jobs

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cinco Coisas que os Estudantes e Vestibulandos Tem a Aprender com Steve Jobs





“A morte é o destino que todos nós compartilhamos, ninguém nunca escapou dela. E é como deveria ser, porque a morte é muito provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente da mudança da vida. Ela tira o velho do caminho para dar espaço ao novo”. - Steve Jobs

Steve Jobs foi o grande nome da tecnologia das últimas décadas. Para que tenhamos ideia do que representam suas inovações, basta olharmos com mais carinho para o computador que usamos neste momento para ler este artigo. Steve Jobs foi o inventor do computador pessoal tal qual o conhecemos hoje.

Não só isso (como se já não fosse muito), Jobs é o responsável por uma revolução completa na área tecnológica: filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital, além dos já citados computadores pessoais.

Steve Jobs morreu esta semana, cedo, com apenas 56 anos, vitimado por um raro e fatal câncer de pâncreas. Os bilhões de sua conta bancária não foram suficientes para salvar sua vida, mas ao que tudo indica, ele não era a pessoa mais preocupada com isso. Procurou sempre viver intensamente e fazer sempre o melhor.

steve jobs apple

Os vestibulandos de todo o Brasil tem muito o que aprender com Steve Jobs, e aqui vamos colocar cinco pontos interessantes, retirados de citações do próprio Steve:

1. Foco total

"Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente."

Se você parar para pensar sempre em todas as possibilidades, nunca sairá do lugar. Saiba bem o que você quer e foque naquilo. Se acordar disposto a estudar um determinado conteúdo de uma matéria, por exemplo, o mecanismo da Seleção Natural, na parte de Biologia, foque todas as suas energias para entender cada linha do que estiver lendo, seja uma notícia, uma entrevista, um infográfico ou um capítulo de um livro sobre o assunto. Durante esse tempo, você vai pensar que poderia estar se alimentando, caminhando, tomando um bom banho (numa tarde de calor), estudando um conteúdo que goste mais, assistindo a um bom filme ou a um interessante documentário, mas se você está verdadeiramente decidido a ter sucesso, tenha foco no que estiver fazendo e esqueça do mundo durante aqueles preciosos minutos.

2. Goste do que faz

"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz."

Você gostar ou não de determinada matéria é irrelevante. Você não vai fazer a prova que deseja, mas a que foi preparada para testar seus conhecimentos, sobre todos os assuntos. Tenha uma mentalidade madura e rígida sobre isso: se você busca a aprovação no vestibular, mas não gosta de determinada matéria... passe a gostar.

3. Constante aprendizado

"Continue sempre insatisfeito, e continue sempre louco."

Nunca vai haver um ponto final, e não há problema nisso. Às vezes o aluno se vê desesperado com tanta coisa a estudar, mas vai ser sempre assim. O conhecimento é infinito e não há problema algum nisso. Se você já foi reprovado uma ou algumas vezes, cultive em sua mente a vontade de querer sempre mais e estar sempre melhor. O contínuo progresso faz a vida valer a pena.

4. Valorize seu futuro

"Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir pra cama sabendo que fiz algo incrível, isso sim me interessa."

Uma importante lição do empreendedorismo moderno se refere ao foco que se dá ao dinheiro: não faça nada por dinheiro. O dinheiro é importante, dá praticidade e dinamicidade à nossa vida e não é pecado algum querermos concretizar nossos objetivos referentes à aquisições materiais, porém, o sucesso financeiro é algo que brota naturalmente na vida daqueles que se dedicam com responsabilidade ao seu trabalho. Faça o que você gosta e se dedique inteiramente. E não se preocupe com o curso a ser escolhido: não acredite que nascemos para isso ou aquilo, você será bem sucedido aonde for, basta se dedicar.

5. Nunca desista

"Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé."

De longe, o que deve ser tido como mais cristalinamente irrelevante por quem trabalha pela concretização de seus sonhos é o fato de as pessoas ao redor dizerem isso ou aquilo. O que as pessoas dizem, as pessoas dizem. Só isso. Não significa absolutamente nada. A vida é apenas uma e os sonhos são apenas seus. Batalhe pelo que te faz feliz.

Steve Jobs, o gênio criador da maior empresa de tecnologia da história, a Apple, não chegou a se formar em curso algum, mas, em 2005, ele deixou registrado um emocionante discurso para os alunos da Universidade de Standford, na Califórnia. Vale a pena dar uma olhada e refletir:



Fonte:papodeestudante.com
@AnderEliziario

0 comentários:

Postar um comentário

About me

Tecnologia do Blogger.